O que o leitor espera de um livro???

Muitas vezes fico me perguntando o que o leitor espera do livro que está em mãos. O que ele quer realmente daquela leitura.

Não, eu não sou partidária daquela máxima de que literatura tem que ter utilidade e já participeis de debates acalorados demais para tentar entrar nesse assunto de novo.

Cheguei a conclusão de que a literatura é viva, é mutável e está em constante transformação, exatamente como deve ser algo feito por e para humanos.

Cada um tira o que quer da leitura, descobre o que precisa e a vê conforme está a sua própria realidade e visão de mundo naquele momento. Então, não é disso que vamos falar aqui.

A questão mesmo é o que o leitor quer daquele livro que está lendo. 

A única resposta que eu encontro é que os leitores querem viver uma experiência.

Seja uma experiência de aprendizado, de descoberta de novos valores ou realidades, de conhecimento, ou seja o mero prazer de ser transportado para uma outra narrativa que não a sua mesma.  Uma vida, uma aventura, um outro mundo. 

E é exatamente isso que nós autores queremos proporcionar, uma experiência de leitura que o toque no coração e o faça viver um momento único.

Por isso eu sou uma dessas defensoras de que o autor, assim como qualquer profissional, precisa estar em constante aprimoramento e em constante desenvolvimento.

E você enquanto leitor o que busca da sua atual leitura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário ele é muito importante pra mim...
Abraços!
Graci Rocha