Resenha: Horas Noturnas de Bianca Carvalho

Oi Gente,

Hoje vamos de Literatura Nacional e quem melhor pra representar esse segmento em ascensão do que uma das autoras mais talentosas dos últimos anos, Bianca Carvalho.

E que tal viver um pouco de suspense regado a assassinatos e uma dose interessante de Edgar Alan Poe?

Simbora então...


Inglaterra, 1863.
Uma bela e delicada mulher com inteligência aguçada para investigação...
Um charmoso caçador de assassinos tornando-se lenda por eliminá-los com requintes de crueldade...
Um assassino que deixa charadas, com sede de sangue e um gosto peculiar por Edgar Allan Poe...
Três almas unidas com diferentes propósitos.
Apenas uma chance de sobreviver...
Quando a noite cai, todas as almas possuem um gosto pela maldade...
 


Sobre o livro...

Todo mundo que acompanha o blog aqui sabe que amo o wattpad, que já descobri obras maravilhosas e sempre disponibilizo minhas histórias lá. Bom, o romance horas noturnas, já vinha me chamando a atenção há algum tempo, principalmente depois da alteração da capa. 

Comecei a lê-lo logo que recebi um e-mail do Wattpad com a postagem do primeiro capítulo, pois sempre acompanho as postagens da autora. A princípio achei que seria só uma degustação e fui lendo meio tímida, com medo de o livro não ser postado integralmente. E quando um livro é bom, quem lê muito sabe, a gente se desespera rssss...

Para uma surpresa ainda melhor, no decorrer das semanas fui recebendo mais e mais desses e-mails e fui devorando o livro...

E aqui estou, trazendo pra vocês mais uma prova de que a literatura brasileira tem muito potencial.   

Sobre a história...

Me surpreendi muito com o cenário escolhido pela autora, pois escrever livros de época é uma tarefa extremamente difícil e delinear um cenário sem se tornar enfadonho é complicado, mas tenho que dizer, assim como Ken Follett que me prende desde a primeira página, foi com Horas Noturnas que havia dias que eu pensava que teria um treco se não lesse o próximo capítulo.

E pra mostrar que pode e sabe o que está fazendo ela já começa com uma cena impactante:

O cheiro era de fumaça de charuto barato e sangue. Cheiro de morte, na verdade.


 A Inglaterra de 1863 é marcada pela grande expansão impelida pela rainha Vitória, é nesse ambiente febril e fabril que a nossa história repleta de assassinatos se desenrola.

Tenho que dizer que achei o desenrolar do ambiente muito bem desenvolvido e apesar de ser uma história densa, com mortes e investigação policial, o cenário foi bem sútil e desenvolvido capaz de prender até o leitor mais crítico (tipo eu rsss).

Como era de se esperar, a narrativa da trama, já bem no seu início é intrigante e envolvente, nos levando a sentir um frio no estomago com a descrição dos acontecimentos.


A perversidade, é um dos impulsos mais primitivos do coração humanoEdgar Alan Poe

Nossa protagonista chama-se Maryanne, uma jovem de 19 anos que não quer nem saber de casamento ou coisas triviais que geralmente atraiam as moças da época. Pelo contrário, ela é intrigada com as coisas, tem um instinto muito forte para investigações e mistérios. Ela é bastante inteligente e acaba sendo uma peça chave nas investigações, ajudando o pai e mergulhando de cabeça no mistério dos assassinatos em série.

Ela não era tão hipócrita ao ponto de mentir sobre tal coisa. Aquele jamais fora o seu desejo; ela jamais quisera ser como as meninas que conhecia. 

É nesse clima de terror e mistério que ela descobre a existência de alguém ainda mais peculiar. Ele é um tipo de justiceiro que anda mascarado caçando e matando criminosos. Hummmm isso promete né....

Maryanne fica fascinada pelo Caçador, e assim mergulha ainda mais no submundo de mortes e mistério...

É uma história que nos consome, nos leva para o seu mundo e faz viver cada pequena linha escrita pela autora, desde uma discussão familiar comum a mais brutal cena de um crime.

Não quero dar spoilers para não estragar a descoberta de cada um, mas vocês precisam conhecer a jovem e corajosa Maryanne e o misterioso, impetuoso e porque não complexo Caçador. Mais interessante ainda fica quando os dois começam a digamos que interagir... 

Maryanne se vê envolvida pela curiosidade acerca dessa misteriosa criatura que ataca criminosos antes impunes, uma mistura de sentimentos a envolve, pois na certa o homem deve ter algum parafuso frouxo, ao mesmo tempo possui um senso de justiça que o leva a caçar e destruir esses bandidos.

São tantos mistérios nesta narrativa forte e destemida que me senti como vendo um filme no qual eu mesma era a Maryanne, a caça desse assassino e ansiando por aventura.

Falo muito em personagens memoráveis quando faço leituras criticas e sempre defendo que as melhores são aquelas que nos fazem de bobo, que nos intrigam e nos fazem ter inveja. São personagens que mesmo quando vilões, nos fazem exultar com suas personalidades fortes e capazes de mover o mundo por seus objetivos. Bianca, nesse livro nos apresentou não apenas um destes, mas vários...

Gostei de Jardim de escuridão e versos sombrios, mas tenho que dizer que Horas Noturnas superou minhas expectativas, me fazendo desejar ter o livro em mãos para folheá-lo varias e varias vezes.

Bom, gente o que mais posso dizer? Vocês vão se surpreender com essa obra e descobrir que as vezes as pessoas não são o que dizem ser e podem esconder segredos assustadores... Com um final surpreendente Bianca levou os personagens a nos arrebatar numa narrativa bem escrita e moldada a não apenas transmitir a história mas também a nos fazer sentir como cada um dos personagens sentiu-se.

Impaciente, ele fez um sinal com a cabeça para seu criado, avisando que era hora de ir atrás de Maryanne. Ele apenas esperava que não fosse tarde demais. 


E o caçador quem será?

E o assassino?

Hum... Você não perde por esperar!

Se você curte livros digitais pode ler a história na integra Clicando Aqui

Mas se preferir livros impressos, já poderá adquiri-lo....


Editora: EraEclipse
Páginas: 200
Ano: 2015
Atual: Pré-vendas!



19 comentários:

  1. Tava aqui visitando os blogs de rotina e vi que vc postou essa resenha. Eu não conheço a autora mas adoro o Edgar A Poe, pelo jeito q vc falou vou gostar do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Teka, você vai adorar o livro, ele está lindo e é uma leitura deliciosa!
      bjks

      Excluir
  2. Graci, já tive o prazer de ler este livro e o devorei em poucas horas. A história é tão envolvente que você realmente não consegue parar de ler. E, assim como você disse, neste livro a Bianca nos apresentou vários personagens memoráveis, sendo que um em especial arrebatou o meu coração de tal maneira que até hoje suspiro por ele. rsrs. E a história teve um desfecho de tirar o fôlego. Horas Noturnas é um dos melhores livros que já li nos últimos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, amei a história. Tanto quando amei Meu namorado Literário rs
      bjs

      Excluir
  3. Eu me interessei tabem pelo livro, achei a resenha mto boa e me deu vontade de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Carlos, que bom que gostou da resenha, espero ter atendido ao que vc buscava. Acho que você vai gostar do livro. É mto bem escrito e nos faz devorar a históra!

      Excluir
  4. Uau! Agora fiquei até curiosa pelo livro. Conheço a autora, mas ainda não li nada dela.
    Realmente, parece um ótimo livro. Parabéns, Graci por mais essa resenha.
    E viva a literatura nacional!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva mesmo Joice. Esse livro me fez ver de novo potencial na nossa literatura. Adorei lê-lo.

      Excluir
  5. Uau! Agora fiquei até curiosa pelo livro. Conheço a autora, mas ainda não li nada dela.
    Realmente, parece um ótimo livro. Parabéns, Graci por mais essa resenha.
    E viva a literatura nacional!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  6. gostei da resenha e o livro parece bom

    ResponderExcluir
  7. Resenha muito bem feita. Chamou a minha atenção para o livro. Com certeza eu vou ler. Gosto de histórias ambientadas em séculos passados.

    ResponderExcluir
  8. Suspense e assassinato não é comigo
    auhsuahs
    Gosto daquele bom livro cheio de romance doce, estou fugindo de livros que tenha morte
    Mas este enredo parece ser bem interessante, além da casa ser linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se vc der uma chance ao livro vai adorar!
      Eu gostei muito!

      Excluir
  9. Oie! Que capa linda! E fiquei com vontade de ler esse livro, depois de ler a sua resenha!! =D
    Bjs, www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ai amei essa historia, quero muito ler. Adorei a resenha. Sempre que compro os livros que vc resenha descubro estorias maravilhosas e nao me arrependo. Aposto que esse tb vai ser assim.

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser muito bom, com suspense, assassinatos e personagens misteriosos. Adoro descobrir livros nacionais que ainda não conhecia.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário ele é muito importante pra mim...
Abraços!
Graci Rocha