Resenha A Princesa adormecida de Paula Pimenta

Oi gente,

Que tal conhecer mais um livro nacional?

Então, hoje vamos falar de uma escritora que é super fofa e que faz o maior sucesso no meio literário, a Paula Pimenta.

Já faz algum tempo que li a Princesa adormecida e ainda não tinha conseguido vir aqui contar o que achei, na verdade estava meio em duvida do que dizer... rsss

Mas antes vamos conhecer um pouco mais a obra....

Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida?


Resumo Rápido:

Rosa passou dezesseis anos ouvindo a história de que uma mulher a sequestrou quando bebe, que seus pais a mandaram morar no Brasil para viver uma vida estilo "Proteção a testemunha" e que pela promessa da Malvada Vilã, deve perdurar até a menina fazer 18 anos. A vida dela é meio tediosa com a rotina na escola interna e os tios super possessivos. Com o tempo, ela que um dia fora Aurea e agora é Rosa, passou a acreditar que a história não passou de uma invenção dos tios para ilustrar e tirar o peso da perda de seus pais. Aos dezesseis anos, Rosa está afoita para viver uma vida de adolescente normal, com festinhas, namoros e o que mais tiver direito. Mas o que ela não sabe é que, através do celular do garoto por quem se apaixonou, Phil e com quem troca muitas mensagens ou passa horas conversando, a vilã, que nunca desistiu vai tentar pela última vez acabar com a vida da jovem...


Bom, vamos direto ao ponto, o que eu achei do livro...

Achei que a obra da Paula tem uma narrativa super leve e é sem dúvidas direcionada a um público um pouco mais jovem. Principalmente as meninas românticas que estão começando a curtir romances.

A escrita com jeitinho de adolescente contando me lembrou muito do livro A Bailarina Fantasma, mesmo ritmo, cenas curtas e pouco desenvolvimento de trama. Mas isso não é ruim, foi gostoso de ler e fácil.

Achei, entretanto, que as falas não ficaram verossímeis e algumas coisas mais pareciam de acordo com uma realidade americana, do que brasileira.
Tudo bem, daí você me diz: É só um livro, pode viajar fora da casinha. Ok concordo, mas ainda insisto que algumas coisas como estudar em casa, são hábitos dos americanos e fogem completamente da nossa realidade, principalmente porque o estudo escolar é obrigatório no Brasil, mas enfim, cada um cada um... 

E insisto, acho que a base e alguns dilemas e aspectos da trama precisam de verossimilhança, para envolver mais o leitor.

Apesar das inseguranças serem tipicas de uma adolescente que ficou muito tempo afastada do mundo, achei que talvez o livro tenha forçado um pouco a barra e a Paula pecou ao exagerar no jeito 'meigo demais' do Phil e da Rosa, ou Aurea, nome verdadeiro dela...

Fora isso, achei bem legal, a adolescente ser intensa como todos os adolescentes são.

Gosto da ideia de você recontar um conto de fadas, achei interessante que a história não tivesse magia e sim recursos naturais como picadas de abelhas, choque anafilático e coma, mas confesso que me decepcionei em vários pontos que pareciam forçados demais, como a ideia de que a Marie (que faz papel de bruxa má) vá desistir de persegui-la quando ela tiver 18 anos. What?

Quer dizer que a pessoa decide que vai procurar a menina por dezoito anos, planejando mil formas de destruí-la e fazer sua família sofrer amargamente, pra simplesmente desistir quando a vitima completar 18 anos, simples assim???

Pelo menos a vilã se deu mal!

Fiquei bem dividida sobre o que dizer aqui, por que o livro é bem escrito, tem uma apresentação linda e uma história que provavelmente vai arrancar suspiros das meninas românticas, mas em minha humilde opinião de leitora, deixou bastante a desejar... 



Classificação: Bom.

É isso gente...

Bjs

Graci

2 comentários:

  1. Já li alguns livros da autora, porém todos foram da série "Fazendo meu filme" e gostei muito desses livros. A capa é realmente linda mas estou em dúvida se leio esse livro ou não, não gosto muito de personagens exageradamente melosos.

    ResponderExcluir
  2. Eu li o cinderela pop e achei muito fraco, essa autora deixa muito a desejar nessa de refazer os contos de fadas, quem sabe em algum outro livro dela, de outro segmento eu goste, nesse não.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário ele é muito importante pra mim...
Abraços!
Graci Rocha