Dicas para escritores - Conflitos principais e secundários, aliados, temas... etc

Oi gente,

hoje vamos falar dos conflitos que levam a trama pra frente e nos fazem devorar ou abandonar um livro.
Bom, em todos os meus estudos eu vi pouco ser falado sobre isso. Claro, a maior parte de quem escreve sobre o tema diz que o conflito precisa ser algo que está, como eu posso dizer, na moda. Algo que esteja no gosto dos leitores atuais. Ponto. Mas eu francamente acho que não é algo tão superficial e simples assim... A questão dos conflitos é bem mais complexa que isso.

Vamos, antes de mais nada compreender o que é conflito. Para simplificar, principalmente porque eu sei que temos aqui pessoas que estão iniciando no mundo da literatura, tanto como escritor quanto como leitor, para ser mais clara, conflito é a questão que leva a historia, sem ele não haveria história, pois os personagens continuariam vivendo suas vidinhas comuns, com ou sem graça. Bom o conflito é o motivo de a história surgir, por exemplo jogos vorazes, o conflito é a Katniss ir parar nos jogos e ter que sobreviver.
Esse é o conflito principal, claro escrito de um jeito bem simples pra gente compreender... Mas não se pode esquecer e quem tiver um olho mais atento vai perceber, que num livro não existe apenas um conflito, se não a história acaba insossa. Existe uma série de pequenos conflitos e acontecimentos que ajudam a chegar ao resultado do conflito principal... Ainda usando como exemplo o jogos vorazes (porque eu amo a saga e pronto kkk), alguns conflitos que temos no decorrer da trama é a morte da Rui (a menininha), o amorzinho do Peeta pela Katniss, o conflito que começa a ocorrer por causa da vitória dos dois... enfim...

Agora, voltando sobre a questão de estar no gosto ou não dos leitores, na moda; 
Primeiro que eu defendo piamente que você pode pegar um conflito desses bem diferentes, que nem seja um assunto tão polêmico, ou que não esteja tão na moda e transformá-lo no melhor conflito do mundo, fazê-lo cair no gosto do público... Como?
Bom, não existe uma regra fixa, mas algumas coisas podem ajudar, como por exemplo, aliando aos conflitos secundários de forma a trazer coisas que estejam em alta, sem perder o principal...
Um super exemplo disso é ainda o Jogos Vorazes (kkk tirei o dia pra babar a série), francamente, quem gosta de política? De miséria? 
Hoje em dia são poucos livros que tem como tema solucionar conflitos que envolvam esses pontos que mencionei, porque o povo já ta cheio do assunto e quando quer saber sobre miséria, política, liga o jornal das oito... To errada?
Então, como foi que a Collins conseguiu?
Claro, que não apenas os conflitos secundários se aliaram ao principal dando forma ao tema e ao livro, mas também cenários e personagens ajudaram a deixar o livro muito bom. 
Outro exemplo é o conflito (questão ou coisa que faz a trama ocorrer) que trata de alienígenas invadindo a Terra e os humanos lutando pela sobrevivência.
Meu, ta todo mundo saturado e mesmo assim não param de surgir novos livros, novos filmes e todos sendo sucesso absoluto de audiência e vendas...
A questão é que um livro de boa qualidade, para cair no gosto dos leitores não se faz de apenas um item, mas de um conjunto bem elaborado, bem formulado... Você precisa de um bom cenário, com uma descrição que prenda os leitores, precisa de personagens que faça os leitores amarem eles ou odiá-los, precisa de um tema (assunto para outro dia) bem definido, e conflitos que sejam capazes de motivas a trama de forma a cativar os leitores.

É isso...


XXOO
Graci Rocha

15 comentários:

  1. Gostei e concordo com você, Amigaaaa.
    Teu blog tá show!!!

    Beijinhooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Joice, vc mais do que ninguém sabe o quanto eu sou chataaaa rsss te love linda. bjs

      Excluir
  2. Fantastica a forma como vc escreve e principalmente como nos entretem com um texto que nem é de ficção.
    Show

    ResponderExcluir
  3. To com vontade de escrever um livro agora huahuahuahuahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Lila, se for escrever vai fundo, é uma delicia e depois me dê para ler que deixaremos ele maravilhoso.
      bjs

      Excluir
  4. bah guria, adorei essa coluna, tem coisas que eu nunca tinha pensado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, espero que continue acompanhando meus textos e dicas.
      bjs

      Excluir
  5. Adorei Graci, vc saca mto disso

    ResponderExcluir
  6. Oi Graci,
    dica muito interessante de beta, concordo totalmente, conflitos são fundamentais, quem não os ama afinal, né? Que graça tem ler um livro super parado quando se pode ler um que te tira o fôlego?
    Parabéns pelas dicas, continue a ser incrível assim.
    Beijos,
    http://penacomtinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Larissa, eles são mesmo fundamentais e quando bem elaborados e desenvolvidos atentamente podem transformar a sua obra num grande sucesso.
      Adorei sua visita, andei espiando seu blog e está mto gostoso
      bjs

      Excluir
  7. Nossa, viajei no que vc disse, realmente desde que eu leio esses livros que são mais modinhas eu percebo que são cheios disso. Adorei sua dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drica, ha quanto tempo hein???
      Obrigada pelas palavras, são sempre muito bem vindas.
      bjs

      Excluir

Deixe o seu comentário ele é muito importante pra mim...
Abraços!
Graci Rocha