Dicas para escritores - Personagens memoráveis!

Oiii gente,

Sei que tinha dado um tempo no quadro dicas para escritores, mas como recebi muitos e-mails pedindo para postar mais sobre o tema, resolvi trazê-lo de volta... Então como primeiro tema desse nosso quadro, para um grande retorno, resolvi falar um pouco sobre personagens memoráveis.
Primeiro vamos entender uma coisa, o leitor quando pega um livro, o seu livro no caso para ler, ele quer basicamente duas coisas: Entretenimento e Emoção. 
o leitor quer viver num livro tudo que jamais viveria em sua vida, então o foco da trama além de ter de ser muito envolvente, precisa de personagens que a consigam manter, ou seja, personagens que consigam alcançar esses dois objetivos que falei ali em cima.
Bom, Albert Zukerman, o grande agente literário dos Estados Unidos e também autor do livro "Como escrever um best seller" (acho que a tradução do nome é essa, mas não sei bem como ficou a versão em português) chama esses personagens de memoráveis.
Bom, mas e o que é, afinal, um personagem memorável??
Seria talvez um protagonista estilo super-homem, perfeito e tal?
NÃOOOOOO
Os personagens memoráveis são justamente o oposto, são aqueles caras que quando você, se identifica, mesmo que ele seja um peixe no Oceano, porque eles simplesmente o cativam e se tornam quase reais na nossa imaginação. E como isso é possível?
Bom, nenhum ser humano é perfeito, isso sabemos, então porque os personagens dos nossos livros seriam?
Eles tem que ser justamente o mais parecidos com pessoas reais, ou seja, com defeitos, com qualidades, sonhos, medos sombrios, tiques nervosos, e também com manias, além de que eles realmente precisam sofrer um processo de crescimento dentro da obra, ou seja, começar devagar, como quem não quer nada, numa vidinha comum, e depois se desenvolver, até que ganhem ou percam alguns valores, ou princípios. Exemplo: A mocinha era uma jovem lavadora de roupas mau humorada, que vivia passando a perna nos clientes... embarca em uma grande aventura, onde se apaixona, sofre, etc, no final, ela tem que estar mais humana, ganhar algo que não tinha no inicio como um principio de lealdade, confiança no próximo ou simplesmente aprender que passar a perna nos outros não é legal. E isso você faz, é claro, durante a trama, criando situações que a façam perceber essas coisas. Assim também com o antagonista (para quem não sabe, o vilão da história), bom nem todo vilão precisa ser um Lex Luthor, pirado e totalmente malvado, não pelo contrario, muitos autores conquistam seu publico e se tornam grandes best-sellers porque os vilões estão tão bem construídos que levam mais a trama ao ápice e sucesso que os proprios protagonistas. Exemplo de um livro que li recentemente, "O homem de São Petersburgo", um Best-Seller do reconhecido Ken Follet (Veja a Resenha aqui!), bom eu simplesmente me apaixonei pelo vilão, sua tristeza, sua determinação e de repente quando percebi estava torcendo que ele descobrisse o segredo que o envolvia e mais, quem sabe até que se transformasse numa outra pessoa quando soubesse o que Lydia escondia. E olha, o final, foi digno! Eu torço por finais felizes todo mundo sabe, mas mesmo com um final tragico, o livro tinha personagens que me fazia ler cada vez mais, não querer parar e no final pensar: "Ai que pena que acabou"!
Gente, a ideia do personagem não é ele ser perfeito, mas sim ser forte o bastante para fazer algo que uma pessoa comum não faria, algo que o leve a explorar suas emoções, seus princípios e tudo o mais. 
Pensem nisso.

Bom, para quem é seguidor do Blog, que quiser mais informações sobre o Livro do Albert Zukermann, deixe um comentário com nome e e-mail que mando o que tenho aqui!

E não deixem de Conferir nosso Sorteio!


Graci Rocha

4 comentários:

  1. Adorei seu texto e sua análise! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudia! Seja bem vinda ao Blog!

      Excluir
  2. Desculpe me a demora pra responder.
    Que bom que você gostou do nosso blog. :)

    Volte quando quiser.
    Temos esse banner que fica na barra lateral.

    bjos
    http://enredodeideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Bruna, adorei mesmo seu blog, obrigada pela visita e pode deixar que vou lá espiar o banner!

      Excluir

Deixe o seu comentário ele é muito importante pra mim...
Abraços!
Graci Rocha